26 de dez. de 2011

2° TÍTULO MUNDIAL - TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS 1957

TIME BI-CAMPEÃO DO MUNDO EM 1957


 
 Grande final do Mundial de Paris 1957:
 VASCO 4X3 REAL MADRID

 O TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS foi autorizado pela confederação da França com intuito de reunir os melhores clubes do mundo daquela época. O Vasco que era o único campeão sulamericano e atual campeão do Estado do Rio de Janeiro foi escolhido pelos europeus para representar a América do Sul. O todo poderoso Real Madrid era o principal representante da Europa e alem de tudo atual tri-campeão Europeu (LIGA DOS CAMPEÕES 55/56/57), campeão espanhol (56) e também campeão da pequena copa do mundo (56). Para piorar ainda mais a situação dos brasileiros, a equipe espanhola ainda tinha em sua equipe o Argentino Di Stéfano que, por sua vez, já havia enfrentado o Vasco jogando pelo River Plate no 1° CAMPEONATO SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES em 1948 e amargado um vici-campeonato contra os vascaínos. O que ninguém poderia imaginar é que os vascaínos dessem um banho de bola nos atuais tri-campeões da LIGA DOS CAMPEÕES. Muito soberbo, o time espanhol não aceitou a idéia de perder um título tão importante para uma equipe com negros, mulatos e até então pouco conhecida, e criou uma confusão enorme no final do jogo (assista o vídeo acima). Mais uma vez Di Stéfano encontrou o vasco pelo caminho e perdeu. 

Vale a pena reler o que escreveu no dia seguinte Jacques Ferran no jornal l'Équipe:
"E então, bruscamente o Real desapareceu literalmente. Seriam as camisas de um vermelho pálido ou os calções de um azul triste que enfraqueciam a soberba equipe espanhola? Não; é que, antes, apareceram subitamente do outro lado os corpos maravilhosos, apertados nas camisas brancas com a faixa preta, de onze atletas de futebol, de onze diabos negros que tomaram conta da bola e não a largaram mais."



TROFÉU DO MUNDIAL DE 1957 EM SÃO JANUÁRIO



2 comentários:

  1. Sem dúvidas o Vasco foi o melhor do mundo nos anos 1953 e 1957.

    ResponderExcluir
  2. Numa época em que há farta distribuição de títulos em troca de votos na CBF, por que reconhecem qualquer porcaria de torneio como campeonato brasileiro e insistem em não reconhecer o Vasco como bicampeão da Libertadores e Mundial? O Vasco sempre foi e sempre será perseguido. Isso se chama "medo".

    ResponderExcluir